Inspirar para H

 

 
Original -até pela recusa- vernáculo, visceral, denso, o homem que não quis o palco e era o palco das suas palavras. As palavras o palco. A arma. O escudo. O meu prazer. Há quem afirme que as suas raízes insulares o fizeram assim, tenho para mim que ele sempre foi ilha dele mesmo, como os poetas precisam de ser, não necessariamente a Herberto Hélder mas só a ele revoltosamente, odiosamente e brilhantemente no escrever como Herberto. Dando tudo. Afinal inocentemente. Haja ar para dizer. E que nada se extinga.

Imperial

 


Não há a menor dúvida que um dos objectos que definem a mulher é o sapato de salto alto. Com mais ou menos centímetros, stileto ou plataforma, é indiscutivelmente um adereço feminino a que todas nós rendemos um pouco do nosso tempo - de minha parte - muito tempo, não só pela necessidade primeira do seu uso, mas também pelo gosto e sim, fetiche que o tenho. Mas fazer do sapato uma escultura, exibi-la em publico é tornar imperial a posição da mulher. E vamos aqui arredar outras questões intelectuais, que claro está nem vou aflorar o discurso, porque o intelectual não é o tema alvo deste post mas sim o sapato em si. O autor é o Sr. Petros Chrisostomou, artista inglês que afirma basear toda a sua obra na perspectiva que tem sobre a realidade. Obrigado, por este olhar.

Ainda bem que não se vê

 

 
Se a imaginação se materializasse, decerto eu estaria em apuros constantemente. Especialmente com a vizinhança metediça e chata que não despega, em que se quer fechar a porta e eles não largam, sempre com mais um aparte, uma perguntinha, um pois, um acrescento, uma recomendação, um conselho, tudo num tom de voz de voz paternalista para nos consolar sabe-se lá de quê, de que pouca sorte nos possa ter atingido que nós próprios desconhecemos. Eu pelo menos, não sei. Mas sei que nestes encontros -os que não consigo escapar - me imagino como uma vaca. Com uma longa cauda a dar e dar e a enxotar numa chibatada o mosquedo que teima em pousar no dorso e a incomodar-me durante o pasto. (mais um post completamente incorrecto, não é? eu sei.)