Sol


O sol chegou, entrou de rompante, mastigou o cucuruto e derretou roupas de inverno (já chega!!!). Mas queixam-se: que este não é um bom sol, muito dado a constipações velhacas, surpreendente no não sei o que vestir, desonesto nos dedos de pé que se exibem encravados por tanto mês de sapato fechado, pela moleza repentina que aperta o pescoço no pós-almoço. Não é uma cobra qualquer, é uma jibóia imensurável que nos sufoca os sentidos e faz inchar as extremidades (leia-se as que quiserem ou melhor lhes aprouver). Eu, estreante nos scarpi do último grito só tive que conter os meus, as bolhas são do imaginário e a falta de pele no calcanhar é bem provável que me dêem um dia de perna à rã. Além disso, vaidade não tem dor e o sol quando nasce... é quase para todos.

3 comentários:

segurademim disse...

... é o sol e o apetite

há sempre a excepção, os enjoados, aqueles que olham para o prato e parece que estão a olhar para um monte de m****

que a jibóia aperte, estrangule, os pés não o pescoço que o último grito saia à rua e se pavoneie

que o relógio marca o tempo da liberdade

Lídia Borges disse...

Ai, ai, sapatos desconfortáveis, não!
Venha o sol, o calor, as extremidades inchadas, mas não a moda dos sapatos de princesa que transformam os pés em "coisas" palpitantes e quentes.

L.B.

Alberto Oliveira disse...

... deus me perdoe (mais pecado menos pecado, que interessa isso?) mas quando oiço falar em gibóias lembro-me logo(?!) daquele homem muito dado a tais bichas enormes e escorregadias, pois que com elas privava tu cá tu lá e que um belo dia encontrando-se em amena cavaqueira com uma delas ao sol quente da Caparica, ouviu a voz de socorro da sua amiga Dometília que já ia no sétimo ou oitavo pirulito salgado. Não foi de modas e atirou-lhe a bicha "segura-te à bóia que a Gi fila-te pelo pescoço" gritou-lhe.

Não sei quem poderá achar graça a uma história destas que, está-se mesmo a ver, tem um final infeliz. Mas é preferível a qualquer outra, sobre sapatos que moem (?!) os pés de pancada e encarquilham as unhas dos ditos.