1º de Abril


Podería ser mas não é. É mesmo um folar de excepção, saboroso, macio, com o leve travo do fruto que lhe dá o nome: Folar de amêndoas. Podía ser uma mentira, que hoje é o dia delas (a sério?! Só hoje???), mas não é. Existe mesmo o dito cujo e a comprová-lo, uma réstia de migalhas que vou lambendo dos beiços à medida que embrulho o pedaço que ultimo na boca. E a seguir vou comer mais um pedaço. E ainda outro se me apetecer. E depois ataco as amêndoas de chocolate, o ninho da Páscoa com o forro de fios de ovos, regresso às amêndoas de licor, as torradas, as francesas. E o fígado aplaude. E a balança guincha só de me ver aproximar. E na segunda-feira quando regressar confesso todos estes pecadilhos. E porque peço justiça, hei-de fazer jus ao dia de hoje e revelo que nem uma grama engordei.

1 comentário:

Alberto Oliveira disse...

Antes (quando era mais novo) mentia muito (um familiar chegado teve mesmo a ousadia de afirmar que eu estava doente de tanto mentir) mas essas mentiras eram uma espécie de treino para aquilo que eu de facto pretendia: ser actor. Assim, deixei de mentir (segundo opiniões diversas com quem privo) para me dedicar de corpo e alma à representação.
Por isso, direi que "felizmente que tiveste a óptima ideia de editares este post com uma imagem de um folar de amêndoas, que eu sou doido por eles. Na páscoa, no primeiro de abril ou num fim-de-semana de maio, marcham em qualquer altura do ano. Obrigado!"






(Se há coisas da área da doçaria tradicional que eu não ligo bóia, é a estes insípidos folares pascoalinos. Mal por mal o bolo-rei natalício fabricado em qualquer altura do ano e à revelia da república portuguesa... )